Ações da Black Friday que podemos aproveitar para estratégia de vendas no fim do ano

 Ações da Black Friday que podemos aproveitar para estratégia de vendas no fim do ano

Publicado por Camila Barbacovi e Ana Maria Magnani.

Separamos algumas ações que nossos clientes colocaram em prática durante a Black Friday de 2020 para que você possa se inspirar e potencializar sua estratégia de vendas nesse finzinho de ano. Os resultados são incríveis, confira!

Incremento de base: utilize uma lógica de gamificação para captar mais leads.

As semanas que antecedem a Black Friday costumam ser bem movimentadas, pois é dada a largada para a caça de descontos e comparativo de preços. Esse aumento de tráfego nos sites cria o cenário ideal para investir em estratégias de captação de base.

Pensando em proporcionar a mesma experiência, independente do canal, a Panvel utilizou uma roleta de captação de leads nas lojas físicas e no e-commerce. Ao conceder seus dados e aceitar o recebimento de comunicações da marca, os usuários giravam a roleta e ganhavam cupons de desconto em diferentes categorias de produtos.

A lógica de gamificação fez com que a Panvel captasse um volume de leads duas vezes maior que a média dos formatos tradicionais.
Nas lojas físicas, um QR Code em panfleto era entregue no caixa, após a finalização de uma compra. Ao ler o QR Code o cliente era direcionado ao site para incluir seus dados e girar a roleta.

O email enviado para os leads captados na ação apresentou taxas de engajamento superiores aos demais e-mails enviados no mês de novembro, com aumento de 43% na abertura 166% no CTR, além de ter um RPE 2X maior.

Incremento de base e captação de interesse: insira um formulário na página dos produtos.

Outra boa forma de captar leads e também o interesse dos usuários, é inserir uma tag de “quero na Black Friday” na página dos produtos. O clique na tag abre um campo para captar o contato do usuário e envia os dados (e-mail + produto de interesse) para posterior segmentação e personalização da comunicação.

A taQi ativou essa ação na semana que antecedeu a Black Friday e os leads captados representaram 33% da captação total de contatos do site durante o período.

Senso de urgência: incentive a finalização da compra com um cronômetro no carrinho e checkout.

Se o usuário chegou até o checkout, incentive-o a finalizar a compra inserindo um cronômetro no carrinho e no checkout, reforçando que o estoque é limitado e a oferta pode acabar em pouco tempo. 

A Youcom usou essa estratégia durante a Black Friday impactando 50% dos tráfego do site com o cronômetro nas etapas de carrinho e checkout.

Os números mostram que aqueles que foram impactados pelo cronômetro tiveram um volume de transações 6,27% maior que os usuários que não receberam esse tipo de incentivo.

Ativação canal Web Push: Comunique-se com o usuário em real time direto no navegador

Durante a Black Friday, o Web Push foi uma excelente maneira de comunicar as novidades e promoções para o cliente que estava sendo bombardeado de ofertas de diversas marcas. Por serem mensagens que são enviadas enquanto o usuário acessa o browser, podem ter até 90% de taxa de visualização e captam a atenção do usuário no momento ideal da compra: durante a navegação!

A Tramontina investiu neste canal para a Black Friday e obteve resultados excelentes, os envios de Web Push apresentaram uma CR 124% maior que a média do site para o período e um RPE 498% superior ao e-mail.

Banners dinâmicos – Personalize seus e-mails de acordo com a etapa do ciclo de vida do usuário.

Ao abrir o email, o usuário espera encontrar algo que faça sentido para ele, e para que isto ocorra é necessário que a marca conheça o seu comportamento.

Para otimizar ainda mais as campanhas de abandono de carrinho e navegação, a Lebes aplicou um bloco de banners personalizados, aumentando ainda mais a relevância destas campanhas:

Para os leads, foi oferecido um desconto para a primeira compra.
Para os clientes com compra em loja física, foi exibido o nome do Consultor e um desconto para ser utilizados no site.
Para os demais clientes, foi exibido o banner ofertas da Black Friday.

Com isso, as campanhas obtiveram um crescimento de 10% no CTR comparado com o período pré personalização.

E aí, curtiu as dicas? Entre em contato conosco, ainda dá tempo de colocar ações como essas no ar 🙂

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